Blog Braip

O que é business analytics e como analisar os dados

Entender bem o mercado influencia diretamente na sua capacidade de faturamento. Pesquisas sobre concorrentes, inovações e comportamento do público podem gerar insights valiosos para a sua atuação como Afiliado. Portanto, é fundamental conhecer a ideia por trás do business analytics.

O termo pode parecer incomum se você não está a par das novidades de marketing e de inteligência de mercado. Porém, ter um bom entendimento desse conceito tende a mudar a sua visão sobre gestão dos negócios.

Acompanhe o conteúdo até o fim para entender o que é business analytics e a importância da análise de dados!

O que é business analytics?

James Franco Wait What GIF - James Franco Wait What Wut GIFs

O termo business analytics (BA) representa a análise de dados empresariais à disposição de um negócio ou profissional. Isso engloba o máximo de informações que estão à disposição de um negócio ou de um Afiliado, por exemplo.

A ideia é similar ao BI (business intelligence) e os dois conceitos se complementam. Enquanto o business analytics utiliza dados para planejar os próximos passos, o BI analisa o que já aconteceu. Ambos atuam em diferentes frentes de um mesmo propósito: o de ajudar a tomar boas decisões para o futuro da operação.

Ao focar em business analytics é possível gerar relatórios constantes sobre tudo o que uma empresa faz. Ele permite identificar, por exemplo, se um produto ainda em testes será bem-recebido de acordo com padrões de comportamento e tendências.

Como funciona o business analytics nos negócios?

How Anthony Mennella GIF - How Anthony Mennella Culter35 GIFs

Ao entender o conceito, é fácil identificar que o objetivo dessa análise é que as decisões podem ser mais embasadas, considerando dados que, até então, eram desconhecidos ou ignorados. Porém, existem algumas áreas da sua atuação que podem se beneficiar diretamente do business analytics. 

Veja a seguir!

Financeira

Algumas métricas relacionadas às finanças dependem de precisão, como estimar o faturamento médio dos próximos meses e o índice de inadimplência. Com base em movimentações passadas, é possível estabelecer um fluxo de caixa mais confiável para curto e médio prazo.

Com essas informações em mãos, fica mais fácil prever se será possível investir em novos mercados ou realizar outras campanhas, por exemplo. Também há como prever margens de lucro e até se antecipar a crises.

Marketing

O marketing, sem dúvidas, um dos setores que mais anda lado a lado com inovações. Por isso, ter à disposição materiais confiáveis, baseados em dados da própria atuação, costuma trazer uma vantagem competitiva.

Será possível definir quem é o comprador potencial dos produtos dos quais você é Afiliado, quais são os hábitos do consumidor e como ele atribui valor às suas ofertas. Esse tipo de conhecimento permite definir estratégias e ações para conquistar clientes e expandir a presença no seu nicho.

Isso pode ajudá-lo a fazer campanhas mais efetivas para gerar leads e converter vendas, por exemplo. Essa também é uma forma de entender qual é o melhor posicionamento para se destacar de outros Afiliados e conseguir um resultado mais satisfatório.

Relacionamento com o cliente

O relacionamento com o cliente é um dos campos que mais se beneficia da exatidão das informações fornecidas pelo business analytics. É possível identificar recorrências em erros e acertos causados durante a interação com o consumidor, permitindo planejar ações para aumentar o ticket médio.

A implementação de abordagens mais direcionadas para o seu cliente pode favorecer a fidelização do público. Desse modo, você tem mais chances de gerar vendas recorrentes e, assim, ter mais previsibilidade quanto aos seus resultados.

Além disso, existe a chance de integrar o marketing com a relação estabelecida com o consumidor. Assim, os dois segmentos trabalharão de maneira integrada, prevendo e evitando prejuízos.

Tecnologia

O campo da tecnologia da informação carrega um grande potencial estratégico, porém, os seus custos podem ser altos. Com dados devidamente tratados e extraídos por meio das estratégias de business analytics é possível identificar quais gastos são desnecessários dentro desse segmento.

Você pode cruzar os acessos ao seu site ou plataforma para identificar recursos ociosos ou outras questões de estrutura. Também é válido verificar quais recursos dão mais retorno, como tecnologias e plataformas utilizadas.

Recursos humanos

As informações coletadas podem ser usadas para identificar padrões de desempenho dos funcionários e parceiros, se houver. Afinal, se você já tiver escalado ou quiser escalar sua operação como Afiliado, é preciso contar com apoio de outros profissionais. Com as informações certas, é possível otimizar a seleção e a alocação de talentos.

Desenvolvimento de soluções

As análises podem ajudar a identificar oportunidades de mercado. Na prática, entender as necessidades dos clientes, avaliar o desempenho de produtos existentes e orientar o desenvolvimento de novos produtos ou serviços gera inúmeros diferenciais competitivos.

Como fazer uma boa análise do negócio?

Date Everywhere Data GIF - Date Everywhere Data Digital Marketing GIFs

Para avaliar um negócio, é preciso separar os dados que serão úteis daqueles que apenas contribuem para métricas de vaidade. Este é um problema muito comum na gestão moderna, mas que pode ser solucionado facilmente com uma boa estratégia de business analytics.

Nesse caso, estabeleça prioridades nas investigações segundo os seus maiores objetivos. Você pode fazer paralelos entre vendas e marketing para entender melhor em quais épocas do ano quais ações surtiram mais efeitos, por exemplo.

Algumas ferramentas disponíveis no mercado oferecem dashboards (painéis de controle) com visões simplificadas de cada uma das métricas essenciais. Isso adianta bastante o trabalho de separação dos dados e a transformação deles em informações.

Também é importante buscar fontes confiáveis e que possam fornecer as informações necessárias para os seus objetivos, como vender mais. Pois, quanto mais dados você tiver, mais completas tendem a ser as análises realizadas. Considerar isso facilitará bastante as suas decisões sobre o negócio.

Outro ponto para ponderar é a necessidade de se manter em constante atualização. Especialmente se você focar na venda de infoprodutos, o cenário pode mudar com rapidez devido ao uso de tecnologia. Por causa disso, é preciso se manter atento às mudanças nos dados e tendências, o que ajudará a entender sua atuação de forma dinâmica.

Como você viu, existem muitas vantagens em utilizar os recursos que o business analytics oferece. Ao analisar o máximo de conteúdo que puder, será possível fortalecer sua atuação como Afiliado, gerando mais resultados.

Por fim, para ficar por dentro das novidades sobre esse e outros temas, siga os nossos perfis nas redes sociais. Estamos no Instagram, Facebook e LinkedIn!

Esse post foi útil para você?
0 / 5

Your page rank:

Veja também

Veja também

Assine a nossa newsletter e receba todas as novidades!