A jornada do cliente é um conceito essencial para qualquer Creator que queira entender e aprimorar a experiência do seu público-alvo. No geral, compreender as suas etapas colabora para personalizar estratégias de marketing e aumentar as chances de conversão.
Cada um dos estágios precisa ter abordagens diferentes que movam o potencial cliente à ação desejada. Por isso, você deve conhecer a trajetória em detalhes e ter habilidade para elaborar campanhas e ações específicas.
Confira, na sequência, como funciona a jornada do cliente e de que modo você pode mapeá-la!
Afinal, o que é a jornada do cliente?
A jornada do cliente trata sobre o percurso que um potencial cliente realiza desde o primeiro contato com o produto ou infoproduto até a efetivação da venda. Ela engloba etapas diversas que precisam ser analisadas pelo Creator para que sejam traçadas as melhores estratégias de conversão.
Para aproveitar ao máximo a jornada, é fundamental ajustar táticas, campanhas e ações conforme as necessidades e expectativas do comprador em cada fase do processo. Dessa maneira, é possível guiar o cliente de forma eficaz até o ponto desejado — como a concretização da venda.
Quais são as etapas da jornada?
O caminho envolve diferentes estágios, que têm papéis diversificados na trajetória do cliente rumo à conversão. Para entender melhor o percurso, é essencial explorar as suas etapas individuais.
Confira quais são elas a seguir!
Aprendizado e descoberta
A primeira etapa da jornada do cliente é um momento de reconhecimento. Neste estágio, o indivíduo identifica a existência de problemas ou necessidades até então desconhecidas. Geralmente, isso ocorre por meio de canais de marketing, como anúncios online e redes sociais.
Reconhecimento do problema
Uma vez que o potencial cliente esteja ciente do problema, ele passa a ter interesse sobre o assunto. Aqui, a pessoa começa a se envolver com o conteúdo disponível. Materiais mais específicos e extensos costumam ser de grande auxílio nesse ponto da jornada.
Consideração da solução
Na fase de consideração, o indivíduo avalia as opções disponíveis com mais profundidade. Ele sabe que tem um problema a ser solucionado e compara diferentes soluções para resolver a questão. Há a análise específica de preços, recursos e benefícios.
Decisão da compra
Por fim, após uma análise cuidadosa, o lead chega à etapa de decisão. Neste ponto, ele já tem todos os critérios bem definidos para realizar a compra. Depoimentos e avaliações de outros compradores podem ajudar a validar a oferta e incentivar a sua ação, convertendo o lead em cliente.
Vale destacar que, no geral, uma pessoa inicia a sua jornada na etapa do aprendizado e descoberta. Entretanto, ela pode percorrer os estágios sem ter contato direto com a sua oferta. Talvez apenas na consideração da solução, por exemplo, o comprador se deparará com a sua marca.
Por isso, é preciso ter estratégias particulares para cada uma das fases, articulando campanhas e ações que movam os potenciais clientes, etapa por etapa, até a conversão.
Por que é essencial entender e mapear a jornada do seu cliente?
Depois de conhecer os estágios da trajetória do seu público, é o momento de ver os motivos para pensar cuidadosamente sobre esse processo. Entre os benefícios desse mapeamento, estão questões como:
- melhora na compreensão das necessidades do cliente;
- apoia à personalização das estratégias de marketing;
- aumento das chances de conversão;
- identificação de pontos de fricção na jornada;
- aprimoramento da experiência do cliente;
- direcionamento dos recursos de modo mais eficaz;
- foco nas etapas cruciais da trajetória;
- melhora no alinhamento com os objetivos do cliente;
- maximização do valor a longo prazo para o comprador;
- consolidação de vantagem competitiva para o Creator.
Portanto, compreender o conceito e colocá-lo em prática pode gerar resultados positivos para quem faz negócios online.
Como mapear a jornada do cliente na sua atuação como Creator?
Agora você pode estar se perguntando como entender a trajetória do cliente de modo prático e o que fazer com as informações obtidas. A seguir, você confere o passo a passo para mapear a jornada e usá-la de modo estratégico como Creator!
Entenda seu público
Inicie com uma pesquisa de mercado para compreender o nicho no qual você atua. Entenda as necessidades, desafios, dores e interesses do seu público-alvo. Isso pode ser feito por meio de análise de concorrentes e feedback direto dos seguidores.
Em seguida, crie personas que representem os diferentes tipos de seguidores, permitindo segmentar sua audiência e entender suas motivações e objetivos específicos. Use informações reais para ter resultados precisos.
Por fim, utilize ferramentas de análise de dados das redes sociais para obter insights sobre o comportamento do seu público. Essas plataformas oferecem, entre outras informações, dados demográficos, interesses e engajamento com seu conteúdo.
Mapeie a jornada
Na sequência, identifique todos os pontos de contato nos quais a audiência interage com seu conteúdo, como postagens nas redes sociais, vídeos, blogs, e-mails, entre outros. Associe cada um deles a uma etapa da jornada do cliente para entender como as publicações influenciam o progresso do cliente.
Avalie ainda como seus seguidores progridem de uma fase para outra e quais tipos de material ou interações parecem ter maior impacto em movê-los adiante na jornada.
Você pode fazer essa tarefa em um bloco de notas ou em framework, por exemplo. O importante é descrever detalhadamente o que as pessoas fazem durante os diferentes estágios e que tipo de ações as ajudam a seguir para o próximo nível.
Adapte suas estratégias
O próximo passo envolve produzir conteúdo relevante com base no mapeamento da jornada. Por exemplo, desenvolva artigos e vídeos educacionais para a fase de aprendizado e descoberta, enquanto os depoimentos costumam auxiliar na fase de decisão.
Estabeleça metas claras para cada ponto de contato e etapa da trajetória a fim de medir o sucesso e ajustar suas estratégias conforme necessário. Além disso, monitore o desempenho do seu conteúdo e esteja disposto a ajustá-lo com base nos resultados.
É fundamental dizer que a jornada do cliente é dinâmica. Logo, as suas estratégias como Creator devem evoluir para atender às mudanças nas necessidades do público. Ao seguir esses passos, você conseguirá criar um conteúdo autêntico e efetivo, aumentando as chances de levar as pessoas à ação desejada.
Gostou do assunto e sabe que mais pessoas podem se beneficiar dele? Então compartilhe esse artigo em suas redes sociais!
Your page rank: