Os influenciadores já fazem parte do nosso dia a dia. Ou vai me dizer que você nunca (nunquinha) comprou um produto porque viu o influenciador da internet falando sobre ele? Ou, melhor, me diz se você passa um dia sem ver algum anúncio de algum influencer no Instagram?
Mas o que importa de verdade é que essa é uma profissão que já anda se consolidando no universo digital e eles, os influencers, tem feito girar uma boa grana em vendas de produto na internet. Tudo isso, oferecendo a sua autoridade online e vendendo a sua imagem.
Mas essa autoridade e imagem fazem parte de um produto ou uma marca, que é a própria presença do influenciador.
Sendo uma marca, será que ela precisa ser registrada? Será que, como influencer digital, eu preciso criar e registrar a minha marca. Spoiler: sim, você precisa muito!
E é sobre isso que vamos falar hoje em parceria com a BlueBrandz!
Nesse post você vai aprender sobre:
- O que é um influenciador digital
- Necessidade do registro de marca para influencers
- E se eu não registrar minha marca, o que acontece?
- Como fazer o registro de marca como influencer
O que é um influenciador digital
Chamamos de digital influencer aquelas pessoas cuja figura é pública e possuem um alto volume de tráfego dentro de suas redes sociais.
Também conhecidos como “produtores de conteúdo”, os influenciadores utilizam de sua fama e influência dentro das redes sociais para monetizar produtos ou anunciar marcas em seus perfis em forma de publicidade.
Essa profissão tem se tornado cada vez mais comum e com o avanço do marketing digital podemos ver diariamente influenciadores falando sobre produtos, criando suas próprias marcas, fazendo anúncios pagos e promovendo suas respectivas imagens na internet.
De acordo com a pesquisa “O Brasil e os Influenciadores Digitais” publicada pelo Ibope Inteligência, desde de 2016 é possível identificar a presença dos influencers no meio digital brasileiro.
A pesquisa mostrou que 50% dos entrevistados costumam comprar produtos e serviços indicados pelos seus influenciadores preferidos e 74% considera o conteúdo apresentado como informações relevantes. Além disso, 52% dos internautas seguem algum influenciador brasileiro.
Os influenciadores digitais trabalham com o que chamamos de marketing de influência, uma estratégia que tem o objetivo de gerar valor para marca ou produto comercializado através do uso da imagem dos influencers e do seu discurso, que é considerado autoridade em sua área.
Trata-se de uma estratégia de divulgação mais humanizada, já que nessas ocasiões o lead tem contato com um influenciador de forma mais próxima e direta, criando empatia e confiança.
Necessidade do registro de marca para influencers
A partir do momento que uma pessoa se torna figura pública e passa a utilizar a sua imagem para fins corporativos ela não só precisa como deve solicitar um pedido de registro de marca ao INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial).
Dado o pressuposto de que, sua imagem será o seu instrumento de trabalho, é necessário se proteger para evitar futuros problemas. O símbolo de verificado não protege o influenciador, fique atento!
Muitas pessoas acham que por um perfil ser verificado nas redes sociais ele está protegido e pode produzir conteúdo “em paz”. Mas acontece que a internet é uma grande janela aberta com muitas possibilidades, ruins ou boas.
E se eu não registrar minha marca, o que acontece?
Caso um influenciador digital não se registre, ele pode se tornar vulnerável e ter o seu nome vinculado em outros lugares sem autorização. Outras pessoas começam a ter acesso e utilizar o nome do influenciador em prol de seus respectivos interesses e o mesmo não terá poder nenhum sobre aquilo, ao menos que tenha feito o seu certificado de registro.
O registro de marca protege o seu serviço ou produto e estando em conformidade com a lei, caso seu nome seja usado indevidamente ou situações correlatas aconteçam, você poderá agir contra isso.
É comum que figuras públicas com grandes números de seguidores comecem a vender produtos para usufruir de sua grande influencia dentro da internet e alavancar suas vendas.
Como fazer o registro de marca como influencer
Antes de tudo, verifique se o nome que você usa como influencer já existe (você pode fazer essa verificação gratuitamente através do Instituto de Marcas). Após isso ser analisado você poderá registrar a sua marca sem problemas.
Para registrar a sua marca você precisa primeiro estar ciente de todos os documentos necessários para a efetivação do pedido e, também, dar uma olhadinha no Guia de Recolhimento da União para realizar o pagamento da taxa necessária para entrar, de fato, com o pedido.
Uma super dica que damos é: contrate uma consultoria especializada para conduzir todo o processo do registro de marca! Assim, toda a burocracia estará nas mãos de um profissional qualificado, e os riscos se tornarão mínimos!
Uma consultoria especializada faz toda a diferença quando o papo é o futuro do seu negócio e nesse assunto a Blue Brandz é especialista!
Você conhece algum influenciador digital que está começando agora? Não deixe de enviar esse conteúdo para ele e alertá-lo como um bom amigo faz!
Your page rank: