Para encantar e até fidelizar os clientes, o Creator precisa desenvolver estratégias online. Isso significa estudar o mercado e analisar quais são as necessidades em determinado nicho. Desse modo, torna-se mais fácil vender um produto e chamar atenção para a marca.
Sabendo em qual dos tipos de marketing digital investir, a comunicação será mais eficaz e os resultados tendem a aparecer com mais facilidade. Portanto, vale entender qual é a importância de ter uma boa comunicação com os usuários e como fazer isso adequadamente.
Você se interessa pelo assunto? A seguir, conheça o funcionamento do marketing digital e por que vale a pena investir nele sendo um Creator.
Aproveite!
Marketing digital: o que é e qual a sua importância?
O marketing digital é um conjunto de técnicas utilizadas na internet para se comunicar com um determinado público. Assim, as marcas aplicam estratégias visando uma série de objetivos, como:
- construir autoridade no mercado;
- melhorar as vendas;
- ampliar o número de clientes;
- fortalecer o relacionamento com o público;
- gerar leads qualificados;
- aumentar o tráfego do blog ou site;
- entre outros.
Dessa forma, o marketing digital pode fazer com que a marca se destaque e ganhe novas oportunidades de crescimento. Quando bem executadas, as ações são fundamentais para movimentar as vendas como Creator e otimizar os resultados do seu negócio.
Quais são os tipos de marketing digital existentes?
Na prática, existem muitas formas de adotar o marketing digital. Por isso, é preciso estudar as diferentes possibilidades para saber qual se encaixa na sua realidade de Creator.
A seguir, conheça algumas opções de estratégias!
Inbound marketing
O inbound marketing ou o marketing de atração busca a comunicação direta com o público que é atraído para o seu site ou blog, por exemplo, devido à mensagem que você produz. Portanto, esse tipo de marketing digital busca fazer com que o cliente encontre e procure a empresa — e não o contrário.
Para isso, o inbound marketing costuma utilizar três fatores essenciais:
- produção de conteúdo relevante;1
- técnicas de otimização de busca (SEO);
- recursos aplicados em redes sociais.
Logo, o público é conquistado quando encontra materiais que façam sentido na realidade dele. Isso significa atrair o cliente pelo conteúdo e mantê-lo satisfeito com as informações fornecidas no texto.
Para exemplificar, imagine que uma pessoa procura no Google como tirar manchas de roupa. Você pode oferecer um texto explicativo, com informações diretas, que realmente tirem as dúvidas das pessoas.
Essa pode ser uma forma de chamá-lo para seu site de vendas de um produto de limpeza. Ou seja, o texto cria uma relação de confiança e traz o público para a compra.
Marketing de conteúdo
Seguindo a ideia do inbound marketing, o marketing de conteúdo foca em disponibilizar materiais que ajudem o consumidor na sua jornada de compra. Dessa forma, a ideia não é fazer propagandas, mas propor assuntos e desenvolver temas relevantes.
Nesse contexto, as estruturas dos conteúdos podem ser diversas. Isso porque é possível usar formatos como:
- vídeos;
- blog posts;
- e-mails;
- podcasts;
- e-books.
Ou seja, o foco pode estar em desenvolver produtos educacionais que auxiliem o cliente a entender o universo em que sua marca atua.
Seguindo o exemplo anterior, caso você trabalhe no ramo de produtos de limpeza, seus conteúdos podem ensinar como manter uma casa limpa e organizada, atividades que facilitam a rotina e questões semelhantes.
Com essa estratégia, também é fundamental saber o que é funil de vendas. De modo geral, ele divide o público (e os conteúdos) por estágios.
Assim, o topo do funil recorre a temas mais superficiais que servem para englobar um público maior. Nessa etapa, você chega a mais pessoas, por isso a função do conteúdo é atrair clientes.
No meio do funil, vale direcionar o conteúdo para o seu produto. No entanto, o foco continua sendo o aspecto educacional. Então, o alcance é menor, mas sua empresa aparece em evidência.
Por fim, no fundo do funil, o material ajuda a trazer soluções específicas para as pessoas. Ou seja, o que você como Creator pode trazer de inovação para o público. Portanto, há a chance de distribuir os materiais e as abordagens conforme a etapa do funil que você deseja trabalhar.
Marketing de recompensas
No caso do marketing de recompensas, o objetivo é melhorar o relacionamento com seus clientes. Então ele costuma ser usado para fidelizar pessoas que já consomem da marca. Isso significa dar uma vantagem instantânea pelo fato de o cliente ter feito determinada ação — compra, assinatura ou serviço.
Por exemplo, o programa de fidelidade pode oferecer recompensas para quem está comprando. Essa recompensa pode vir na forma de ofertas de cashback, cupom de desconto ou voucher. Isso tende a aumentar a satisfação do consumidor e fortalece ainda mais o laço da marca com ele.
Com uma experiência personalizada, os clientes se engajam mais. Ao construir uma rede de pessoas fiéis, torna-se mais fácil criar uma comunidade em torno da marca. Desse modo, os consumidores acabam divulgando os produtos e serviços, além de utilizá-los ainda mais.
Qual dos tipos de marketing digital o Creator deve utilizar?
Você viu três opções de marketing digital, mas qual é a melhor alternativa para usar? Para responder a essa pergunta, é preciso analisar como você se posiciona como Creator. Na prática, é possível misturar estratégias ou focar em uma só.
Então comece pesquisando mais sobre os diferentes tipos de marketing digital. Depois, analise qual é mais adequado ao seu público e qual você consegue executar da melhor maneira. Se preferir, também é possível contratar profissionais ou terceirizar o serviço com uma agência especializada.
Após estabelecer quais estratégias funcionam melhor para o negócio, vale a pena definir metas e objetivos para as campanhas de marketing. Também é adequado elaborar um planejamento detalhado, considerando desde o público-alvo até os concorrentes e o plano de ação.
Ao colocar as estratégias em prática, é essencial medir e acompanhar os resultados. Essa etapa permitirá identificar o que funciona melhor para o seu público e para os seus produtos.
Tenha em mente que o Creator é o responsável por analisar as condições e como a marca está se estabelecendo para traçar estratégias. Assim, o marketing digital será voltado especialmente para suas necessidades e o que sua marca deseja transmitir.
Você aprendeu como escolher o tipo de marketing digital conforme seu nicho e objetivos? Agora, vale aprofundar seus conhecimentos sobre as possibilidades e colocar as técnicas em prática em busca de melhores resultados na sua atuação como Creator.
Gostou do artigo? Acompanhe a Braip no Instagram e Facebook para ter acesso a mais conteúdos como esse!
Your page rank: