Que tal transformar todo o seu conhecimento em um ebook e vendê-lo através da Braip? Se você tá super empolgado e doido(a) pra lançar o seu primeiro infoproduto, mas não sabe como fazer isso, fica tranquilo(a) porque hoje é o seu dia de sorte! A gente vai te contar tudo sobre como produzir o seu ebook!
Nesse conteúdo você vai aprender:
- O que é um ebook?
- Quais as vantagens de criar um ebook?
- Como fazer um ebook?
- Como vender meu ebook na Braip?
O que é um ebook?
Ebook é o termo em inglês para livro eletrônico (eletronic book). Por possuírem formato digital, eles podem ser lidos pelo computador, tablet ou celular.
Uma das principais características que você precisa saber sobre o ebook é que ele é um produto digital. Ou seja, ele é produzido para ser vendido e consumido pela internet e você não precisa enviá-lo por correios ou transportadora, ele pode ser acessado por plataformas de conteúdo como o Braip Members, por exemplo.
Com o ebook, você pode transformar todo o seu conhecimento em infoproduto e vendê-lo para centenas (se não milhares!) de pessoas em todo o mundo! Trata-se de um conteúdo de acesso imediato (muitas vezes disponibilizado por e-mail), com texto simples e conhecimento prático que pode ser aplicado facilmente.
Além de ser um produto digital que pode ser disponibilizado para vendas na internet, o ebook é uma ferramenta muito utilizada como isca para conseguir aumentar seu banco de leads e podem servir, também, como material para direcionar o seu público através do seu funil de vendas.
Quais as vantagens de criar um ebook?
“Tá bom, Braip, já entendi o que é um ebook e descobri que quero produzir o meu primeiro produto digital nesse formato. Mas será que vale mesmo a pena?”. Spoiler: sim, vale muito a pena! E se você ainda tem dúvidas sobre isso, eu vou te apresentar alguns bons motivos e vantagens para você começar a produzir seu ebook agora mesmo! Dá uma olhada!
1. Ebooks ajudam a gerar autoridade: produzir um e-book é uma ótima maneira de distribuir conteúdo de qualidade ao seu público e mostrar para eles (e para o Google) que você é uma autoridade no assunto e que realmente sabe o que está falando!
2. Capturar os dados dos leads: muito conhecido como “gerar leads”, o ebook ajuda a capturar os dados de contato do seu possível cliente. Com esses dados, você pode começar a criar um relacionamento sólido, apresentar sua marca e produtos e realizar mais vendas.
3. Possuem baixo (ou nenhum) custo de investimento: a princípio, tudo que você precisa para produzir o seu ebook, é ter conhecimento sobre determinado assunto (e, convenhamos, isso é “meio grátis”). Com esse conhecimento específico, você pode começar a produzir o seu ebook e diagramar o produto com ferramentas gratuitas oferecidas por vários sites na internet.
4. Fáceis de transportar: como a gente já te falou, os ebooks podem ser consumidos através de computadores, tablets ou celulares. Então, é muito fácil levar vários ebooks para todos os lados!
5. Ebooks possuem alta escalabilidade: essa palavra difícil aí significa “possibilidade de crescimento de um negócio, sem aumento excessivo nos custos de produção e armazenamento”. Bom, ebook não precisam ser impressos ou armazenados e você só irá precisar produzí-los apenas uma vez. Então, se você quer um produto com alta escalabilidade, pode escolher o ebook!
Como fazer um ebook?
Como você pôde perceber, o ebook é um dos infoprodutos mais fáceis de produzir. Se a base de tudo (que é o seu conhecimento) você já possui, agora é só entender algumas regrinhas básicas que irão facilitar a sua vida na hora de produzir o seu conteúdo.
É válido alertar que antes de começar a escrever o seu ebook, você precisa entender pra quem você está escrevendo. Ou seja, quem é o seu cliente, público e persona. Somente dessa forma, você poderá adequar o conteúdo do seu ebook às necessidades do seu lead.
E não adianta achar que você vai escrever pra “todo mundo”! Se você ainda não sabe nada sobre a importância de escolher um bom nicho e desenhar o seu cliente ideal, sugiro que leia o nosso ebook “Manual do Produtor de Sucesso“. Já vou adiantando que ter uma persona desenhada e saber exatamente quais são as dores do seu público, irá te ajudar muito na hora de produzir conteúdo que seja realmente relevante e que ajude de verdade a resolver os problemas dessa persona.
Então pega um caderninho e anota aí esses passos para pré-produção do seu infoproduto porque eles são MUITO importantes!
1. Defina o tema do seu ebook
Além de saber para quem você está escrevendo e tornar o seu produto interessante para essa persona, é necessário que você escolha um tema que seja do interesse dela. Convenhamos que não adianta escrever sobre carros se a persona que você escolheu atender tenha mais interesse em saber sobre costura.
Além de escolher um tema relevante para sua persona, é necessário que você tenha vasto conhecimento no assunto. Caso você tenha escolhido um tema que você não tem muita familiaridade, indicamos que você estude muito sobre o assunto antes de começar a produzir o seu ebook.
Por esse motivo, a dica de ouro é: liste os temas que você conhece muito e escolha aquele que a sua persona tenha mais interesse!
2. Estruture o seu conteúdo
Agora que você já definiu o tema do seu ebook e sabe que ele é relevante para sua persona, chegou a hora de começar a pensar sobre quais tópicos você irá escrever. Ou seja, quais assuntos ou capítulos irão ser tratados no seu ebook.
Uma boa dica nesse momento é pesquisar conteúdos e ebooks semelhantes ao tema que você irá tratar no seu infoproduto. Dessa forma, você vai ter uma base do conhecimento que precisa conter no seu material.
Estruturar o seu conteúdo é de suma importância, pois somente dessa forma você vai conseguir organizar suas ideias, descobrir o que é realmente relevante e deve ser incluído no ebook e quais assuntos não tem nada a ver e podem ser dispensados!
3. Use fotos, imagens ou ilustrações
Nada mais chato do que abrir um ebook e se deparar com textos e mais textos, sem nenhuma imagenzinha sequer. Então, a dica de ouro aqui é selecionar imagens, ilustrações ou fotos que complementem o conteúdo do seu ebook e que ajude na assimilação das mensagens que você deseja passar.
Lembre-se que também não adianta escolher imagens aleatórias que não tenham sentido para o seu ebook. Tudo isso vai ser avaliado e vai contar positiva ou negativamente para experiência do seu usuário.
Boas experiências resultam em boas indicações. E boas indicações ajudam a melhorar as vendas do seu produto!
4. Chegou a hora de escrever
Talvez essa seja a parte realmente difícil de todo o seu trabalho, mas não se desespere! Se você sabe para quem está escrevendo e decidiu falar sobre um tema que já conhece, tudo fica mais fácil!
Mais uma dica de ouro: pegue os tópicos do seu ebook e pequise muito sobre cada um dos assuntos. Não caia na cilada de falar sobre coisas que você não sabe! A veracidade do seu conteúdo irá garantir bons pontos para criar e aumentar a sua autoridade sobre o assunto.
Use exemplos, conte histórias de conhecidos, abuse de cases de sucesso sobre o tema que você escolheu ou convide um especialista para dar a opinião dele sobre o assunto. Tudo isso irá enriquecer (e muito!) o seu conteúdo!
5. A formatação e tudo!
Essa parte também é considerada complicadinha por alguns braipers. Isso porque, se você não tem muito conhecimento sobre design, diagramação e formatação de conteúdo, algumas coisas podem embolar.
Mas é claro que pra isso também tem uma dica de ouro da Braip: exitem uma série de sites pela internet que oferecem ferramentas gratuitas para a formatação do seu ebook.
Se você não conhece nenhuma, que tal dar uma olhada nesse material da Rock Content que oferece 10 templates gratuitos para o seu ebook?
6. Não se esqueça de revisar
Você pode até achar essa parte meio chata, mas é muito importante que você revise todo o material. Texto, imagens, gráficos e formatação depois de exportar o arquivo.
A última (mas não menos importante) dica de ouro é: convide seus amigos para te ajudar na formatação do seu ebook. Às vezes, depois de ficar algumas semanas lendo, relendo e escrevendo o mesmo conteúdo, alguns erros passam despercebido pela nossa leitura. Então, nada melhor que mandar o seu ebook para algumas pessoas te ajudarem nesse ponto!
Como vender meu ebook na Braip?
Chegou a hora mais esperada das últimas semanas: o lançamento oficial do seu produto na Braip! Saiba que é tudo muito simples e nós vamos te explicar tim-tim por tim-tim!
Primeiro você precisa fazer o seu cadastro como Produtor no site da Braip.
Tudo pronto? Agora, vou te ensinar a cadastrar o seu produto! Na aba à esquerda em sua tela clique em “Produtos” e, em seguida, “Cadastrar”. Uma nova tela irá se abrir e você deve registrar todos os dados do seu produto.
Registre os detalhes da venda e decida sobre as opções de entrega. Agora é só incluir os dados sobre “Comissionamento de Afiliados” caso deseje uma equipe de vendas trabalhando com você com ajuda do marketing de afiliados. E tudo pronto! Agora é só começar a vender!
Se você tiver dúvidas durante o processo de cadastro, você pode acessar esse passo a passo e tirar todas as suas dúvidas!
Agora que você já é um especialista em produção de ebook, pode começar a pensar em qual tema você vai usar no seu primeiro infoproduto! 🚀
Your page rank: